Acessibilidade deve ser para todos

0
Reprodução web
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Acessibilidade significa dar acesso. A palavra não abrange apenas deficientes físicos, inclui deficientes visuais, auditivos, entre outros.

Atualmente no Brasil a acessibilidade não é colocada em prática, muitas das vezes, é interpretada de uma forma incorreta. Como por exemplo, além de escadas, estabelecimentos devem possuir rampas para facilitar o acesso, entretanto, muitas dessas rampas possuem inclinações que tornam impossível um cadeirante transitar pelo local sem o auxílio de outra pessoa.

O correto é fornecer ao indivíduo autonomia para fazer o que deseja sem a dependência de terceiros. Atualmente um dos maiores problemas sofridos por um portador de necessidades especiais, é a falta de transporte público adaptado, não somente com o equipamento adequado, como também, profissionais qualificados que saibam operar o elevador da forma necessária.

Além de criar alternativas para portadores de outras deficiências.

Normalmente as dificuldades são diárias, devido a falta de respeito e consciência da população, existem vagas exclusivas para portadores de deficiência e idosos. Essas vagas são maiores para facilitar a manobra para o motorista, porém, diversas vezes essas vagas são ocupadas por pessoas que não possuem nenhum tipo de deficiência.

Em cada setor existem irregularidades com relação a acessibilidade, em locais públicos de lazer, como shoppings e restaurantes, a acessibilidade é parcial, muitas vezes banheiros destinados aos portadores ficam trancados, e é necessário chamar algum funcionário do local para liberar a entrada. Todavia, normalmente só existe uma unidade disponível para os portadores de necessidades especiais. O estabelecimento deveria dispor de mais unidades.

Para solucionar este problema é necessário um bom planejamento de pessoas que conheçam as reais necessidade, pois as medidas adotadas atualmente são ineficientes.

Combater toda e qualquer forma de preconceito e discriminação é essencial e  nossa obrigação como cidadão. Essa luta deve ser travada diariamente, em casa, no meio social e no trabalho.

Muitas vezes por não conhecermos, acabamos agindo inadequadamente.

É necessário assegurarmos o direito à igualdade. De acordo com o IBGE, o Brasil possui 170 milhões de habitantes, dos quais 25 milhões, isto é, 14.5%, são de pessoas com algum tipo de deficiência.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.