Educação especial: desafios e superações

0
Reprodução web
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Caro amigo(a) leitor(a), no universo multidisciplinar da formação humana, você já deve ter ouvido falar em aluno “especial” na escola.

Pois bem! Hoje gostaria de expor como exemplo dentre tantos, que não são menos importantes, as características do aluno com TEA (Transtorno do Espectro Autista).

Em nosso dia a dia temos que interagir de forma diferenciada nos mais variados grupos sociais aos quais pertencemos e, dessa maneira, estabelecemos normas e regras até um “padrão” interno do nosso comportamento.

Com o aluno autista, não é muito diferente, pois se percebermos, cada um de nós carrega por assim dizer, traços de algum comportamento considerado distúrbio ainda que em menor escala de evidência.

O aluno autista APRENDE! Que isso fique bem claro! A aprendizagem é característica inata do ser humano. Suas “limitações” se apresentam de maneira mais expressiva no campo da comunicação, da interação social e da imaginação.

Dar luz a questões dessa natureza no âmbito escolar é fundamental para que não só a escola seja inclusiva, mas a sociedade, pois vivemos tempos em que os seres humanos considerados “normais” a meu ver, têm apresentado comportamentos mais que duvidosos em comparação aos demais.

Sensibilidade e solidariedade essas são palavras de ordem para com os iguais, pois todos somos irmãos cada um com suas potencialidades e limitações e é isso que nos torna seres especiais.

Por: Ricardo Oliveira

Matéria publicada em nossa edição de abril. Confira em nosso site nas Edições Anteriores

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.