José Mauro de Vasconcelos O “menino diabo” que nasceu em Bangu

0
Reprodução web
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Autor do livro: Meu pé de laranja lima

No Natal, às vezes nasce o “Menino Diabo”, assim começa o clássico literário brasileiro “Meu Pé de Laranja Lima”, do escritor José Mauro de Vasconcelos publicado em 1968. Nascido em Bangu e autor de inúmeros livros que serviram de base para filmes e novelas, construiu uma carreira sólida e internacional graças ao seu caráter autodidata e independente. Sem dúvida o seu mais famoso trabalho é o que narra as aventuras de um menino peralta que quanto mais apanha, mais apronta; seu único confidente, um pequeno pé de laranja lima.

De família nordestina e nascido no Rio de Janeiro em Fevereiro de 1920, estudou na já demolida Escola Martins Júnior, próximo ao nosso folclórico quiosque do Marco Geleia. Passou a maior parte da infância em Natal convivendo com a pobreza, o trabalho duro e a própria imaginação. Além da já citada obra, possui outras tantas aventuras onde cada uma se comporta como uma peça no seu quebra-cabeça doméstico e autobiográfico. Sua primeira publicação, “Banana Brava” saiu em 1942, dando início a escrita de uma vida que se seguiu; “Arara Vermelha”, “Vazante”, “Rua Descalça”, “Coração de Vidro”, “Chuva Crioula”, “Ladrão de Raios”, entre tantos outros, sendo estes três últimos adaptados para o cinema.

Impossível não se ater a sua consagração nos anais da literatura brasileira; “Meu Pé de Laranja Lima” foi traduzido para mais de 52 línguas, lançado em 19 países e produzido para o cinema, tevê e teatro inúmeras vezes; na Coréia do Sul, tornou-se uma história em quadrinhos. A contribuição para a cinematografia não parou nas adaptações do seu mais famoso trabalho (1970, 1080 e 2012). José Mauro de Vasconcelos também atuou no cinema nos filmes “Modelo 19”, “Floradas da Serra” e Canto do Mar”, sendo premiado pelos primeiros e roteirizando o último.

Trabalhou até o seu falecimento em 1984, aos 64 anos, em prol das artes e na divulgação de suas brilhantes epopéias brasilianistas. Com o esforço espontâneo do bairro em criar um local que guardasse a história de Bangu, foi criado em 24 de Maio de 1994 o “Grêmio Literário José Mauro de Vasconcelos – Centro Cultural da Região de Bangu”, na rua Silva Cardoso ao lado da biblioteca pública. Homenagem mais do que merecida ao mais importante escritor da Zona Oeste e um dos maiores do Brasil.

Autor: Vitor Leite

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.