Capela Magdalena

0
Wille Pita
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Na Estrada do Mato Alto, altura do Bairro de Guaratiba, um sítio consegue encantar com sua beleza natural e capacidade de nos transportar para o século XVIII. Mesmo estando localizado em uma via que para muitos só serve como passagem, a Capela Magdalena demonstra seu brilho e é uma opção de lazer para os habitantes da região. Roberto de Regina, famoso músico brasileiro, e Ronaldo, seu sócio, coordenam o local
por mais de 30 anos. A capela, que recebe o nome de Magdalena como uma homenagem
à mãe de Roberto, é o principal ponto do sítio. Com todas as paredes preenchidas por pinturasr ealizadas pelo próprio músico. O local abriga o cravo, um instrumento musical que é considerado o antecessor do piano e teve sua maior popularidade na era Barroca, entre os séculos XVI e XIX. Roberto de Regina é considerado o precursor na criação deste instrumento no Brasil.

Grupos visitavam semanalmente o local para um passeio guiado que os levam para um outro ambiente do sítio. Pajens na recepção já dão uma sensação de como será a aventura.
Direcionados à Capela, que é iluminada à luz de velas, os visitantes são acomodados até a chegada do mestre. Neste cenário antigo, Roberto de Regina vestido com roupas tradicionais do período Barroco faz o seu espetáculo para o público. O show é acompanhado por um almoço ou jantar (dependendo do horário
da excursão).

Há 12 anos, o espaço cultural costuma receber cerca de 4 escolas por semana. O tratado
foi realizado com o ex-ministro da Cultura, Artur da Távola, e descontinuado pela Prefeitura.
Roberto de Regina só recebia ajuda para oferecer um lanche para as crianças, e mesmo após o término do acordo, as excursões escolares continuam acontecendo, só que com menor frequência (neste caso, as crianças devem levar seu próprio lanche). Além da comida que era oferecida, os personagens trajados também tiveram que ser cortados. “As crianças saíam fazendo aquela bagunça de escola, à medida que saíam do ônibus e eram recebidas na capela com as pessoas em trajes, e com isso ficavam mais quietas. Elas adoravam a música, pois nunca tinham ouvido esse som. Essa semente ficou, com certeza”, diz Roberto sobre o período em que as escolas eram recebidas em seu sítio.

Além da Capela, o espaço conta também como Museu Ronaldo J. Ribeiro, onde encontram-se réplicas em tamanho reduzido de transportes e grandes monumentos. As visitas ao museu são oferecidas gratuitamente para todos os públicos.

O sítio de Roberto e Ronaldo é um excelente polo cultural para todos da Zona Oeste que
procuram conhecer mais seu bairro e contemplar as belezas naturais que muitas vezes nos
escapam aos olhos.

Capela Magdalena
End.: Estrada do Mato Alto, 6024 – Guaratiba
Tel.: (21) – 2410–7183
Jantar/almoço, concerto musical: R$ 140,00

Museu Ronaldo. J. Ribeiro: Entrada Franca.

Autor: Wille Pita

 

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.