Alô Bangu!

0
Reprodução web
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

CONHEÇA MAIS SOBRE O BAIRRO MAIS QUENTE DO RIO

Se você é carioca com certeza já ouviu alguém dizer, que não existe lugar mais quente que Bangu. Os moradores da região tendem a concordar com essa afirmação. O calor já virou uma tradição no bairro. Segundo pesquisadores, Bangu é um vale e se encontra entre dois maçicos, o da Pedra Branca e o do Mendanha de Gericinó, por isso os moradores tendem a sentir as maiores e as menores temperaturas.

Bangu surgiu quando Manuel de Barcelos Domingues, um dos primeiros moradores do Rio de Janeiro, construiu uma capela particular em sua Fazenda Bangu, primitivamente Engenho da Serra, a partir disso iniciou-se o progresso de Bangu.

Posteriormente, a Companhia Progresso Industrial do Brasil, adquiriu a propriedade dessas fazendas, onde fundou, no dia 06 de Fevereiro de 1889, a Fábrica de Tecidos Bangu, atualmente o Bangu Shopping, e a partir de então, o espaço rural existente no bairro foi se modernizando rapidamente, trazendo desenvolvimento para a região.

Anos se passaram e o Ramal Ferroviário de Santa Cruz foi inaugurado e no início havia apenas três estações, sendo elas: Deodoro, que foi a primeira a ser inaugurada, posteriormente Realengo e por último em 1890 a Estação Bangu. Com o passar dos anos as estações que conhecemos hoje foram instaladas.

Com a inauguração da ferrovia, a ocupação da região e de toda a Zona Oeste foi se intensificando e novos empreendimentos vieram para o bairro.

Uma vez que,  tornou se possível o transporte de produtos e pessoas até a região, devido ao fato, das dificuldades que o local apresentava, como as barreiras físicas e naturais devidos aos maçicos.

Bangu foi crescendo e os primeiros “patrões” na região foram os ingleses, em razão de, no início, o bairro foi criado para atender a Fábrica de Tecidos. Os funcionários da Fábrica eram beneficiados, pois casas foram construídas com materiais vindos da Europa, como por exemplo, tijolos maciços, telhas, madeiras de pinho de riga vindo da Suécia, entre outros materiais vindo de fora, por isso o modelo de arquitetura inglesa era mantido nas construções. Hoje em dia, ainda é possível ver alguns elementos no shopping Bangu.

Por: Aline Barbosa

Matéria publicada em nossa edição online de março

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.