Como buscar vagas de emprego e melhorar sua apresentação

0
Reprodução web
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

O mercado de trabalho brasileiro está cada vez mais competitivo devido à crise econômica. Pouca oferta de vaga e a alta taxa de desemprego, que atingiu 11,9%, nível recorde apontado pelo IBGE, no final de 2016. Nesse cenário, é preciso que os candidatos saibam como buscar as oportunidades, estando atentos, cada vez mais, a qualidade de sua apresentação.

Na busca por uma colocação ou recolocação profissional, a internet deve ser considerada uma ferramenta essencial. É por meio dessa mídia que, na maioria das vezes, são divulgadas as oportunidades, sendo a única via para a candidatura.  “O candidato precisa estar sempre atualizado nesse quesito e verificar as empresas que ele gostaria de atuar e quais se adequam a sua crença”, diz a recrutadora da Simetria, Anna Vasconcelos.

Para a recrutadora, o currículo é a primeira impressão do candidato. Dessa forma, é importante que esteja sempre atualizado e sem erros gramaticais. Ela dá dicas de alguns itens cruciais para ter no seu histórico profissional:

  1. Preze pela objetividade;
  2. Sucintamente descreva as atividades já realizadas.
  3. Para cada experiência profissional, coloque o mês e o ano de entrada e saída das empresas;
  4. Informe o bairro e o município onde mora;
  5. Observe se os telefones de contato fixo e/ou móvel estão corretos, inclusive o endereço de email;

Com o currículo selecionado, o candidato precisa se preparar para a principal etapa do processo seletivo: a entrevista. Examinar a jornada profissional é uma tarefa determinante para saber como responder com assertividade as principais perguntas do selecionador. É preciso ter em mente que o analista não quer ouvir o que está escrito em um pedaço de papel, mas a capacidade do candidato de se vender, mesmo tendo poucas qualificações profissionais ou experiências na carteira. “Nós queremos ouvir como o candidato conseguiu enfrentar um desafio ou casos de sucesso, como difíceis atendimentos ao cliente ou uma meta cumprida”, informa Anna. Além disso, a todo o momento o candidato precisa mostrar segurança e interesse na oportunidade. Uma das estratégias utilizadas é enfatizar as habilidades que possui e são requeridas no perfil da vaga, “mas é preciso ser fiel a si mesmo e não mentir, como também evitar clichês e falar mal de empresas anteriores”.

Essas dicas também são válidas para as dinâmicas de grupo, onde o candidato não pode ser muito sucinto ou muito prolixo. “Nesse momento, tudo está sendo observado, ele não precisa tentar aparecer”, conclui a recrutadora.

Por: Aryanne Valenzuela

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.