Cresce número de moradores de rua

0
Foto de uma ação do projeto Principium do bem
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

De acordo com Censo de População de Rua 2013, estima-se que o número de moradores de rua no Rio de Janeiro, ultrapasse a faixa de cinco mil pessoas. No ano passado, a Secretaria municipal de Desenvolvimento Social identificou que cerca de 50% dos moradores de rua são residentes de outras regiões e estados, inclusive até de outros países.

Segundo entrevista feita com moradores de rua, eles se encontram nessa atual situação por conta de conflitos familiares, drogas ou desemprego.

O que acontece é que muitas pessoas vêm de outros locais na tentativa de arrumar um emprego na capital, porém, quando chegam aqui, a promessa de emprego não acontece ou o período do emprego não dura muito. 81% dessas pessoas são homens com idade entre 25 e 59 anos, as crianças representam 1%. O levantamento dessas pesquisas servirá para o Estado na condução de políticas para abrigar essa população.

Vale a pena lembrar que atualmente o recolhimento de adultos somente pode ser feito caso o mesmo concorde. O que ocorre é que normalmente eles se encaminham para os abrigos, se alimentam, tomam banho, porém, acabam voltando para as ruas.

Aqui na Zona Oeste, mas especificamente em Campo Grande, existem alguns locais, onde a quantidade de moradores de rua é maior. Um dos pontos é abaixo do viaduto da Rodoviária e na própria Rodoviária, quando alguns estabelecimentos se encontram fechados. Outro ponto que gera medo é na Igreja Nossa Senhora do Desterro, à noite, a rua é pouco iluminada, e o índice de assaltos no local aumentou com o passar do tempo. Um outro ponto bem conhecido é em frente a Caixa Econômica, próximo ao Rocha Faria.

Algumas ONGs e grupos na região se unem para distribuir alimentos e agasalhos para esses moradores.

À noite, muitas das vezes, é possível encontrar os grupos conversando com os moradores e realizando orações.

 

 

 

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.