Doe Sangue | Doe Vida

0
Reprodução: Blog Saúde do Governo
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Sangue é o que faz a vida continuar. É através dele que nosso corpo recebe nutrientes, oxigênio e é responsável por manter a temperatura interna. A doação de sangue é um gesto de solidariedade, um ato voluntário que pode salvar outras pessoas.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que a porcentagem de doadores de sangue para um país esteja entre 3,5% a 5%, mas no Brasil o número não passa de 2%. Esse índice é ainda mais preocupante quando número de doadores cai durante as férias e o inverno. A maioria dos brasileiros que vão aos hemocentros são homens, eles correspondem a quase 70% dos doadores.

Existe um grande investimento na publicidade e no incentivo a doação de sangue, mas segundo o Ministério da Saúde, a maioria da população não doa por medo.

O processo é rápido, simples e praticamente indolor. Para doar você só precisa portar um documento de identidade com foto, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50kg e estar saudável. Não é nem mesmo necessário estar em jejum, apenas evitar ingerir alimentos gordurosos por pelo menos três horas antes de fazer a doação.

Para doar você pode ir ao HemoRio na R. Frei Caneca, 8 – Centro ou entrar no site www.hemorio.rj.gov.br e verificar o local mais próximo de você.

 

Matéria publicada na edição de março da nossa revista

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.