Educação e Tecnologia: A sociedade do conhecimento; novos desafios

0
Reprodução web
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

 

Com o advento do que podemos denominar de quarta revolução industrial, é fato que devemos estimular e usar como incremento no meio educacional ferramentas tecnológicas a fim de facilitar o processo de aprendizagem.

Vivemos tempos em que as informações circulam de maneira absurdamente veloz e nesse sentido, pensarmos a escola como espaço de produção e difusão do conhecimento, torna-se cada vez mais inevitável o uso de instrumentos que visem à melhoria da qualidade do ensino.

Pensando na realidade do modelo educacional brasileiro, em suas estruturas, temos ainda certa ¨resistência¨ ao uso das mídias e da internet de maneira geral visto vários fatores que ainda impossibilitam o uso de forma adequada das mesmas, sobretudo nas redes públicas de ensino.

Professores, pais, responsáveis e alunos, ou seja, a comunidade escolar, diante desse contexto, presumo que deveriam organizar-se pensando concretamente na realidade de cada unidade e criar meios interlocutórios de estabelecer minimamente alguns parâmetros para que educandos tenham acesso a novas formas de aquisição do conhecimento por meio da tecnologia.

Figura-se ainda como padrão um modelo a meu ver, mais que ultrapassado e que, em linhas gerais, não mais satisfazem o ímpeto e desejo de aprender do educando. Um discurso recorrente e muito comum que ouço em relação ao uso das mídias, visto com uma problemática a ser superada, seria a sua adequação com determinadas disciplinas na forma de aplicá-la de maneira eficaz, sobretudo nas disciplinas ”exatas” que tem reconhecidamente um apelo maior enquanto área do conhecimento, pelo menos no Brasil e em algumas regiões. Por fim, é bom lembrarmos que para alcançarmos um nível sociocultural de excelência ao qual almejamos enquanto sociedade, devemos nos valer de seriedade e disciplina no que tange a importância com que lidamos nas relações com o desconhecido, ou seja, o novo.

Por: Ricardo Oliveira

Matéria publicada na edição impressa de março

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.