Entenda sobre a alergia alimentar

0
Reprodução web
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

A alergia alimentar é uma reação do sistema imunológico a ingestão de algum alimento. Mesmo que o alimento ingerido seja em pouca quantidade pode desencadear sintomas e reações que podem variar de acordo com a gravidade.As reações à comida podem ser divididas em duas categorias.

A alergia de alimentos, sendo o alimento em si ou alguma proteína que faça parte da composição, no caso é uma reação do sistema imunológico ou pode ser reação não alimentar, são reações que não são causadas por ativação do sistema imune, entre elas podemos citar intolerância a lactose. De acordo com pesquisas, cerca de 70% das alergias alimentares têm ligação genética.

Quais os sintomas?

Os sintomas da alergia alimentar são quase que imediatos após a ingestão do alimento. Todavia pode ocorrer de demorar entre 4 a 6 horas, até aparecer algum sintoma.

Uma das reações mais comuns é o aparecimento de placas vermelhas pelo corpo e inchaço na região da boca. Quando a situação é mais grave, pode ocorrer o inchaço da língua e o paciente ter dificuldades para respirar.

Outros sintomas podem ser vômitos, diarreia, dor abdominal, entre outras.

Diagnóstico

Para obter um diagnóstico satisfatório, é necessário traçar um histórico familiar do paciente. Além do médico especialista realizar os testes na pele.

O exame é feito no antebraço, onde uma pequena quantidade de proteínas é inserido. O resultado sai em poucos minutos. Em alguns casos graves, o médico especialista não realiza esse tipo de exame devido a reações exageradas em contato com algum tipo de proteína.

Tratamento

O melhor tratamento é evitar os alimentos que lhe causam reação.Não existe um tipo de tratamento específico para alergia alimentar.

A principal dica é tentar identificar os alimentos que lhe causam reações, para evitá-los permanentemente.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.