Vacina HPV para meninos

0
Foto: Joel Rocha/SMCS/ Reprodução web
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

O Ministério da Saúde anunciou que em 2017 a vacina contra o HPV será estendida aos meninos, até então era somente para meninas de 9 a 13 anos, sendo aplicadas em duas doses. A vacina já faz parte do Programa Nacional de Imunizações desde 2014.

A faixa etária dos garotos até o momento será entre 12 e 13 anos, todavia a faixa etária será alterada gradativamente.

A inclusão da vacina para o sexo masculino é uma recomendação de sociedades médicas brasileiras como a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) e a Sociedade Brasileira de Pediatria.

De acordo com o Ministério da Saúde essa medida foi adotada, devido a estudos realizados em outros países  que mostram que os meninos são beneficiados, pois a vacina protege contra o câncer do pênis, garganta e ânus, além do que, contribui para diminuição do câncer do colo do útero e vulva da mulher,  pois contribui com a diminuição da circulação do vírus na população do sexo feminino.

Entenda o HPV

O HPV é causado pelo vírus Papilomavírus humano, hoje em dia existem mais de 100 tipos de HPV, uma delas sendo o causador do câncer do colo de útero e do ânus, além do aparecimento de verrugas genitais.

É uma doença que pode ser transmitida sexualmente, sendo identificado nas mulheres pelo exame preventivo ginecológico (Papanicolau). Atualmente não se pode confirmar quanto tempo o vírus pode ficar sem se manifestar, devido a isso os médicos recomendam exames rotineiros, como forma de prevenção.

Causas e Sintomas

A principal forma de contágio são as relações sexuais, como dito anteriormente. Para ocorrer o contágio não é necessário que a pessoa infectada apresente os sintomas. Normalmente, o principal sintoma é o aparecimento de verrugas de diversos tamanhos, nas mulheres aparecem em locais como a vagina, região do ânus e no colo do útero e nos homens surgem no ânus e na cabeça do pênis. Os sintomas também podem criar lesões na boca e na garganta.

Vacina

A vacina é quadrivalente e atualmente é distribuída pelo SUS.

Ela age contra quatro tipos de HPV: o 6, o 11, o 16 e o 18.

Dois deles estão relacionados com o aparecimento de verrugas genitais. Os outros dois estão relacionados com 70% dos casos de câncer do colo do útero.

Tratamento

A qualquer sintoma ou suspeita é necessário procurar um profissional de saúde que forneça o diagnóstico correto e forneça o tratamento adequado para o caso apresentado.

 

Matéria publicada em nossa edição impressa de fevereiro

Confira a edição: http://migre.me/wbGxJ

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.